Visitantes da tia Val

domingo, 7 de abril de 2013

Diário de uma concurseira: Tempo com amigos e família


Bom dia... ou boa tarde... ou boa noite, meu povo! Sejam muito bem vindos!

Estou aqui em mais uma página do Diário de uma concurseira - essa que vos fala - e hoje vou falar sobre as dificuldades de conciliar as áreas paralelas da vida de quem sonha em passar num bom concurso, mas não pode viver só de estudo. Será que vale a pena abrir mão de momentos especiais por causa desse sonho? Bora lá, então, vamos ao post?


Domingo, 07 de abril de 2013. Faltam 42 dias para a prova e já consegui passar toda a matéria de Direito Penal. Agora só falta Processo Penal, Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal Militar, Direito Processual Militar e reler minhas anotações de Direito constitucional, administrativo e do Trabalho que fiz no meu último concurso. Por último, vou ler a legislação aplicada ao MPU e ao CNMP, que para mim são as mais importantes, e logo vou falar sobre isso.

Bem, olhando todo o conteúdo programático e analisando o tempo que tenho para estudar, chego àquela conclusão desesperadora e ao mesmo tempo prevista: NÃO VAI DAR TEMPO!!!



Isso porque não passo o dia todo estudando. Bem que queria, neh? E sinto falta do tempo bom da escola, em que minha única preocupação era tirar uma boa nota na prova. Agora divido meu tempo entre trabalho, estudo, cuidado com a casa, filho, igreja, amigos e todas aquelas coisinhas que aparecem no meio dia para serem resolvidas. Agora, por exemplo... domingo, estou trabalhando. E se não estivesse trabalhando, estaria na igreja. Para minha sorte, o trabalho de domingo é mais tranquilo e sobra um tempinho pra ler, mas a leitura no trabalho não rende muito, o telefone toca e... já era o raciocínio.

Às vezes fico meio neurótica com essa rotina. Quer outro exemplo? Ontem foi minha folga e, puts... todo dia eu levanto 04:30 da manhã para trabalhar, mereço dormir até um pouco mais tarde na minha folga, neh? Mas lá estava eu, às nove e sei lá quanto, desesperada por ter perdido um tempo precioso de estudo. Paranóia, neh, gente? Então à noite resolvi sair e relaxar com o pessoal da igreja, coisa que não fazia há um tempinho: Participamos de um festival de música (ficamos em segundo lugar - acredito que por causa do nosso baterista, que é vascaíno, hehe), depois saímos para comer, porque "crente come muito mesmo", como diz meu ex. Foi um momento de qualidade com os amigos, com um bom papo e muita risada, que me fez muito bem. Tudo bem que fui dormir depois de 01:00 e acordei às 04:30 e tô aqui morrendo de sono, mas valeu a pena. 



E como essa semana tem pagamento... já estou planejando fazer um programinha de criança com o filhote: Cinema, Mac Donald, Praça e Trenzinho... vou ver se lembro de tirar fotos pra colocar aqui. Essa diversão com Kadu não tem preço... ele cobra mesmo, é daqueles pra quem não pode prometer se não pretende cumprir, mas a cobrança nem seria necessária, porque tudo que faço por ele vale a pena e sei que ainda é tão pouco... espero que esse pouco seja passageiro.

Dou muito valor a esses momentos relax, principalmente com a família e amigos. São pessoas especiais e compreensivas, que sabendo da minha correria, às vezes abrem mão da minha presença constante e me recebem de braços abertos quando retorno à ativa. Quem me conhece de verdade sabe que sou dessas, que some de vez em quando, mas sempre volta.

Mas e aí, Val, como fica esse tempo de estudo que você perdeu? Bem, pessoal, eu aprendi que não sou de ferro e que a vida não é só estudar, assim como não é só trabalhar, nem só se divertir... o tempo investido nos momentos de prazer é tão importante quanto o investido nos estudos. Mas vou repor esse tempo sim, por uma questão de meta a ser cumprida,  essa é a vida de uma mulher, mãe, trabalhadora, serva de Deus e concurseira.

Bjinhusss e até a próxima página!!!

14 comentários:

  1. Val querida!
    Cremos fielmente que todos os seus sonhos estarão a seu dispor. Ficamos impressionado com sua dedicação, cuidado e resiliência a todas áreas de sua vida.Vai dar tudo certo.
    Contamos e torcemos com seu sucesso.
    Parabéns pelas ações.
    Paz multiplicada.
    Seu Pastor:
    Alexandre Soares.

    ResponderExcluir
  2. Cremos em sua vitória Val! Logo logo estaremos num rodízio de camarão comemorando sua conquista. Linda a forma como você trata as áreas de sua vida com dedicação e resiliência.
    Amamos você.
    Pastor e Igreja
    PIBFaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É disso que eu falo, sabe? Apoio, compreensão, palavras de incentivo... sem esse carinho e essa força eu não me manteria firme no caminho certo.

      Excluir
  3. Oi Valquíria!
    Eu vivo uma situação um pouco parecida com a sua, sou vestibulando. E nossa, como essas vidas são estressantes ás vezes, não acha? É muito complicado conciliar tudo que fazemos na semana. Ás vezes da vontade de se dividr em dois para dar conta de tudo!

    Sobre seu comentário: É verdade, por mais que a saiba disso, sempre queremos fazer o máximo para viver e nunca vamos aprender de fato que a morte faz parte da vida :/
    Fiquei curioso para ler seu texto, e não me decepcionei! Sua história me prendeu até o final além de ter me deixado com uma cara do tipo o.O não acredito nisso!
    bjs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que essa vida nunca acaba, não é mesmo? Vestibular, concurso público, promoções, etc... a vida é assim mesmo: Estacionar jamais!!!

      Fico feliz que tenha gostado do texto e da história, volte sempre, as portas estarão sempre abertas.

      Excluir
    2. Oi Valquíria!
      Espero que você goste dos cadernos, eles são realmente bonitos e bem feitos!

      Olha só que coisa... Se eu não me engano, eu estou com um "O outro lado da meia noite" em casa na lista de espera rsrsrsrs
      Mal posso esperar para ler!!! Só que eu preciso ler a leitura obrigatória da Unicamp primeiro T^T
      bjs

      Excluir
  4. Não é fácil conciliar a vida com os objetivos almejados...
    desejo-te sucesso, flor! abraços e tenha uma semana feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a visita e a colaboração. A opinião dos visitantes pra mim é muito importante, obrigada.

      Excluir
  5. Momentos relax eh importante para vc e para quem te rodeia... :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!!! Renovam as forças pra voltar à luta.
      Obrigada pela visita e colaboração.

      Excluir
  6. Val, eu agradeço por ter repassado a resposta ao meu comentário e, continuo achando que deve fazer um blogue específico, pois poderá ajudar a muitos.
    Eu concordo que tudo deve haver um equilíbrio, até mesmo quando se trata de uma meta que exija muito de nós. Porque senão acho que o cérebro dá pane. rs.
    Você está sabendo conciliar bem e tenho certeza que em breve teremos post de uma ex-concurseira e atual concursada!
    Bons estudos e bons outros momentos de sua vida que também são prioridade.
    Tenha uma boa semana.

    ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha... eu tento conciliar, mas aquela sensação de tempo perdido fica mais forte na hora da prova, quando bato o olho em uma questão e percebo que não li sobre, rsrsrs - chega a dar uma vontadinha de chorar, sério.

      Mas acredito na compensação do esforço, acho que no fim de tudo vale a pena, e se ainda não for esse... eu tento de novo, estudar pra mim não é um martírio, conhecimento nunca é demais.

      Obrigada pelas palavras de incentivo, sabe como é importante pra mim a opinião de parceiros. Uma ótima semana para todos nós.

      Excluir
  7. Oi Val
    Vc é uma guerreira amiga, e vc pela fé já conseguiu passar no concurso, pois vc tá fazendo a sua parte e Deus faz a Dele.
    Bjos querida.

    ResponderExcluir
  8. Valquiria, hahahahaha, é minha amiga... Rapadura é doce mas não é mole! Mas pelo que lí, vc tem muita garra e vontade de vencer! Ainda bem que momentos felizes com as pessoas que amamos recarregam as nossas baterias... Valeu! Fica com Deus!

    ResponderExcluir

Que bom que você leu o post até o final, sinal de que não era tão chato assim, neh? Seu comentário é muito importante para mim, não saia sem deixar um Oi, para eu saber quem veio me visitar. Sempre que posso, retribuo as visitas. Bjokas da Val!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...