Visitantes da tia Val

domingo, 15 de abril de 2012

Basta ser homem... Difícil?


Outro dia, estava conversando com uma amiga na faculdade sobre relacionamentos e o fato de eu estar solteira e sozinha há quase um ano. No meio dessa conversa bastante informal, respondi uma pergunta com a seguinte frase:

Me conquistar não é difícil, basta ser homem.

Bem, neste caso então, não seria mesmo difícil? Afinal de contas, o que significa ser homem? Esta é uma questão que vai muito, mas muito além mesmo, de fatores biológicos, a hombridade está diretamente relacionada a atitudes.

Tenho um filho que ainda é um menino, mas quantas vezes já não me peguei imaginando que tipo de homem ele será? E creio que isso seja definido pela educação que recebe dos pais, pelos exemplos que lhe são mostrados e pela forma como o mundo lhe é apresentado. Um homem não se forma totalmente sozinho.

Por outro lado, o que dizer de um homem (aqui no sentido: ser humano do sexo masculino) que se torna simplesmente um produto do meio em que vive, mesmo não sendo este um bom meio? Estariam todos fadados a ser exatamente aquilo em que a sociedade os transformou? Ou existe a possibilidade de escolher a vida que se deseja viver?

O que eu quero dizer, na verdade, é que nem o bom ambiente e nem o mau ambiente são capazes de, por si mesmos, construir o "bom ou mau elemento". Uma vez ouvi um cara definindo o Homem-Banana como aquele que cresce vendo tudo que existe de errado e ainda assim escolhe aquele estilo de vida, não faz nada para ser diferente. E sabe que gostei dessa definição? Homem- Banana.

Da mesma forma, eu posso proporcionar a melhor educação ao meu filho e dar a ele os melhores exemplos de vida, mas isso não é o suficiente para formar seu caráter, embora seja de suma importância. Ele pode crescer e querer seguir caminhos diferentes daqueles que eu planejei, pode achar melhor ser influenciado por outras pessoas e atitudes, pode simplesmente fingir que esqueceu tudo que aprendeu na infância. E quando digo "fingir que esqueceu", quero dizer fingir mesmo, porque esquecer coisas boas é como esquecer a letra da sua canção favorita: Impossível. Mesmo que você escute outras melodias que mexam com você, a sua favorita estará sempre lá, no lugar certo do seu coração.

Acredito que essas colocações sirvam também para as mulheres, mas hoje preferi escrever sobre o gênero oposto, quis ser um pouco mais específica. E na verdade, não era nada disso que eu queria escrever, ia falar sobre atitudes que admiro em um homem e a tag seria "Meu futuro esposo". Mas por algum motivo, pensei no Kaduzinho e o post acabou tomando outro rumo, se transformando nisso. E olha que eu acabei gostando do resultado, por isso vou mudar a Tag e deixar o outro texto pra outro dia, espero que me perdoem, hehe...

Bom finalzinho de semana a todos, aliás... um bom começo de semana!
Bjinhus e até a próxima!




7 comentários:

  1. Ola Valquíria.
    No fundo eu acredito as duas coisas são as responsáveis pela formação do caráter do homem no futuro: o meio social em que vive e sua própria índole. Pois somente isso explica duas crianças da mesma família, com a mesma educação, com a mesma oportunidade, escolherem caminhos distintos entre o bem e o mal.

    Mas esse homem que citou realmente está em falta... EU faço de tudo para ser um...

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc captou direitinho o que eu quis dizer com o texto, Flavitcho! Infelizmente tenho exemplos aqui em casa do que vc falou: mesma criação, caminhos diferentes =/

      Obrigada pela visita, meu anjo.

      Excluir
  2. Homem- Banana???
    Na boa Val, eu não gosto de rotular as pessoas assim.
    E também não sei muito bem o que é o conceito de "ser homem", para alguns é ser cavalheiro, para outros é ser um ogro.
    Acredito que manter a própria autenticidade seja o mais importante, independente de gêneros e rótulos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Val, compartilho com você as preocupações sobre o futuro do filho. O fato infelizmente é que vivemos numa máquina muito maior do que nós. A classe trabalhadora já tem um caminho bem definido a se percorrer. Não é algo tão forte como as castas na Índia... mas é quase.

    Por exemplo, quando você falou sobre dar boa educação. Imagino que além da educação de casa, também esteja falando de uma boa escola (exatamente a situação que stou vivendo agora - procurando uma boa escola para colocar meu filho na 1º série). O caminho já começa a ser trilhado daí. Já colocamos nossos filhos na esteira de produção e os outros passos já sabemos de cor.

    O que fazer pra ser diferente? Não sei. Treinar um pequeno revolucionário? Incutir a ideia de entrar para a política e tentar mudar alguma coisa, mesmo sabendo que a chance maior é simplesmente ser absorvido pelo sistema?

    É complicado.

    ResponderExcluir
  4. Oi Val
    É amiga, como o Flavinho disse esse tipo de homem que vc definiu está em falta, mas tenho certeza que vc está fazendo um bom trabalho com o Cadu! Graças a Deus eu encontrei o meu "príncipe" bem cedo e estamos juntos até hoje. Espere em Deus que Ele tem o melhor prá vc, eu creio!
    Bjão. Um ótimo domingo.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Amiga: muito legal o seu post e sua reflexão! Eu creio que o meio influencia,sim. Mas como em toda regra, existem as exceções... Quando o Pedrinho chegou, eu também refleti muito a respeito do homem que eu desejo que ele seja... Um dia, estávamos conversando, e todo mundo começou a falar sobre o que ele será quando crescer (coitadinho, já estamos pensando em sua profissão...rsrs). Aí eu refleti bem, e cheguei à conclusão que a profissão dele é o que menos importa: o meu desejo é que ele seja um homem digno, de caráter e temente a Deus! Parabéns pelo "filhote" lindo! Que Deus o abençoe hoje e sempre! Bjs, com carinho...Adelisa. P.s. se quiser leia o meu post: http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br/2011/05/e-la-se-foi-um-mes.html; em que falo um pouco disso também.

    ResponderExcluir
  6. oi querida ♥ tem tag lá no blog para você, passa lá e responde , se quiser é claro. Beijão. www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir

Que bom que você leu o post até o final, sinal de que não era tão chato assim, neh? Seu comentário é muito importante para mim, não saia sem deixar um Oi, para eu saber quem veio me visitar. Sempre que posso, retribuo as visitas. Bjokas da Val!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...